-
Arquitetos: KENTA HIRAYAMA ARCHITECT & ASSOCIATES
- Área: 57 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tomooki Kengaku
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é a reforma de uma unidade de condomínio com aproximadamente 57 metros quadrados, localizada no centro de Tóquio, Japão. Embora a unidade seja compacta, trata-se de um quarto em esquina bem iluminado pelo sol, com vista para um grande jardim botânico, o que oferece um potencial rico para um ambiente de vida, apesar do seu tamanho reduzido.
Aprimorando a antiga estrutura de concreto - O edifício é uma estrutura de concreto com 50 anos. Removemos todos os materiais de acabamento antigos, revelando a estrutura de concreto. Neste projeto, nosso objetivo foi criar um design de interior em que o contraste e a justaposição entre a estrutura de concreto e os novos materiais se harmonizassem de maneira elegante.
Dando uma sensação de leveza e amplitude à residência compacta - Estruturamos a planta principalmente em torno de móveis e portas deslizantes, evitando criar paredes desnecessárias sempre que possível. Essa abordagem trouxe uma sensação de leveza e amplitude a esta pequena residência, além de simplificar o processo de construção.
Planejando em torno da cozinha - Nesta casa, onde um casal e seu filho pequeno vivem, a cozinha é o centro da vida familiar. Ela foi posicionada no coração da casa, permitindo que, ao ficar no balcão, se tenha visão da sala de jantar, do espaço de trabalho e dos quartos. Para evitar um beco sem saída na parte de trás da cozinha, foi criado um caminho que leva à sala de estar. Essa planta, com um fluxo de circulação, proporciona uma sensação de amplitude a esta pequena residência.
Contraste e justaposição - Na seleção de materiais, escolhemos a madeira de cerejeira, com seu grão fino e textura agradável, como o principal material, visando criar um contraste com a estrutura de concreto áspero feita há 50 anos. Para harmonizar com a floresta de zelkova visível pelas janelas, utilizamos madeira de zelkova para a mesa de trabalho longa e a mesa de café. A madeira de zelkova das mesas de café foi reciclada de materiais antigos. Além disso, colocamos um grande espelho na parede atrás da cozinha para minimizar sua presença, aumentar visualmente a profundidade e trazer a vegetação externa para o interior da casa.